COSEMS faz reunião ordinária e discute situações urgentes da saúde municipal no Estado do Tocantins.

Com o auditório lotado de secretários municipais de saúde, técnicos, profissionais da saúde e colaboradores, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins (COSEMS) realizou a 4ª reunião ordinária, durante toda a manhã desta quinta-feira,15 de maio, na Escola de Gestão Fazendária, em Palmas.

Pautas Urgentes

Conduzida pelo primeiro vice-presidente do COSEMS, Francisco Ronivon, que é Secretário Municipal de Saúde de Araguaçu, e pela segunda vice – presidente Luana de Carvalho, Secretária Municipal de Saúde de Nova Rosalândia,e com a participação de toda a diretoria e conselho fiscal, a reunião trouxe pautas urgentes e importantes, entre elas, a difícil situação dos municípios impactados pela queda da Ponte JK e a solicitação de contratualizações e credenciamentos das ofertas de exames laboratoriais, ressonância magnética, leitos clínicos e de UTI, além de cirurgias de histerectomia.

Os impactados

Os municípios de Tocantinópolis, Aguiarnópolis, Filadélfia e Palmeiras do Tocantins, impactados pela queda da Ponte JK, no Norte do Estado, vivem dias de extrema dificuldade com a mudança na rotina da população. Relatos dos secretários municipais de saúde dessas localidades, dão conta de que o tráfego de caminhões pesados, ônibus e veículos nas cidades, além do aumento da população flutuante, trouxeram alterações negativas na vida das pessoas, o que gerou reflexos graves na condição de saúde delas e sobrecarga nos serviços de saúde.

Apoio necessário

O COSEMS informou que, entendendo a situação sensível e latente que os gestores destes municípios vem enfrentando, solicitou, novamente, ao Governo Estadual, via SES, “apoio aos municípios impactados com distribuição regular de: medicamentos e correlatos; insumos; material de limpeza e higienização; pagamento regular e em dia das contrapartidas estaduais inerentes aos serviços como UPA, SAMU, HOSPITAL, FARMÁCIA BÁSICA, entre outras solicitações” – disse a secretária.

Exames e cirurgias

Para cobrir a grande demanda reprimida, o COSEMS solicitou à SES, informações sobre o andamento das contratualizações credenciamento das ofertas de exames laboratoriais, ressonância magnética, leitos clínicos e de UTI, além de cirurgia de histerectomia, para os municípios tocantinenses.

A demora

“A SES nos apresentou que os processos de contratualização que advém do ano de 2024 estão em andamento e que necessitam em média de 90 a 120 dias para concluírem e posteriormente, iniciar as ofertas, o que demora, em média, seis meses para que esta demanda seja atendida”- afirma Anna Crystina.

NutriSUS

Os secretários municipais de saúde foram informados ainda, da implementação da estratégia de fortificação alimentar infantil com micronutrientes em pó, NutriSUS, enviado pelo Ministério da Saúde, para prevenção das carências nutricionais em crianças. Os informes foram passados por Teresinha Franco, da Atenção Primária da SES.

38º Congresso Nacional

O COSEMS-TO vai participar do XXXVIII Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que acontecerá nos dias 15 a 18 de junho deste ano, em Belo Horizonte (MG). A caravana tocantinense vai apresentar as experiências exitosas e debater temas de saúde de grande relevância para a população tocantinense. Em média teremos quase 100 gestores e trabalhadores da saúde representando o Tocantins e se integrando com as pautas e projetos nacionais do SUS.

Reunião importante

Outras pautas foram debatidas e encaminhamentos importantes foram deliberados, dentre eles uma reunião ainda nesta quinta-feira, 15, com o Secretário de Estado da Saúde Carlos Felinto, e secretários municipais de saude dos municípios impactados que expuseram suas dificuldades e solicitaram o apoio contínuo e, sobretudo, um aporte de recursos financeiros da SES para fortalecer o cuidado da saúde da população neste momento delicado.

Fotos oficiais da reunião ja estão disponiveis: https://cosemsto.org/eventos/

plugins premium WordPress