O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins (COSEMS-TO) realizou mais uma etapa das Oficinas Regionalizadas “COSEMS FORTALECE” na Região Médio Norte, com um encontro nos dias 07 e 08 de novembro em Araguaína. O evento reuniu gestores de saúde e suas equipes técnicas, com foco na transição de gestão municipal e no financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS), promovendo o desenvolvimento de políticas públicas mais sustentáveis e acessíveis para a população.
Ao longo da oficina, secretários e profissionais de saúde debateram temas estratégicos para fortalecer a continuidade e a eficiência das políticas de saúde pública na região, principalmente em contextos de mudança de gestão. A iniciativa reforça o compromisso do COSEMS-TO em apoiar e aprimorar o sistema de saúde no Tocantins por meio de capacitações e suporte técnico.
O presidente do COSEMS-TO, Yatha Anderson, abriu o evento enfatizando a missão de apoio contínuo às gestões municipais. “A presença e o comprometimento de cada um de vocês aqui são essenciais para o fortalecimento da saúde pública em nossa região. O COSEMS está ao lado de todas as gestões municipais, oferecendo apoio técnico e estratégico para que, juntos, possamos construir um sistema de saúde mais integrado e eficiente para o Tocantins”, declarou.
Aryanna Medeiros, Diretora do COSEMS-TO, também se pronunciou, reforçando a importância de momentos como a oficina para o desenvolvimento do trabalho dos gestores municipais. “Esses encontros regionais são fundamentais para que as secretarias possam trocar experiências, compreender os desafios uns dos outros e buscar soluções em conjunto. Nosso objetivo é criar uma rede sólida de suporte que realmente atenda às necessidades dos municípios, especialmente neste momento de transição”, ressaltou Aryanna.
A oficina regionalizada faz parte de uma série de encontros realizados pelo COSEMS-TO, que percorrem o Tocantins com o intuito de capacitar e fortalecer os gestores de saúde em cada região. O objetivo é o de promover os encontros em todas as oito regiões de saúde do Estado. Já foram realizados nas regiões Capim Dourado, Amor Perfeito, Sudeste, Ilha do Bananal e Cantão. Faltam ainda as regiões Bico do Papagaio (11 e 12 de novembro) e Cerrado (12 e 13 de novembro).