COSEMS-TO marca presença na cerimônia de abertura da 13ª Conferência Municipal de Saúde de Palmas

Representado pelo Secretário Municipal de Saúde de Novo Acordo, Felipe Gama, o Conselho destacou o compromisso com a humanização e a evolução do SUS durante o evento iniciado na noite desta terça-feira (23).

Na noite da última terça-feira (23), a capital tocantinense sediou a abertura oficial da 13ª Conferência Municipal de Saúde de Palmas, um dos espaços mais estratégicos para o diálogo e a formulação de políticas públicas do estado. O evento, que reúne usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores, gestores e sociedade civil, contou com a participação ativa do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO), oficialmente representado na cerimônia por Felipe Gama, Secretário Municipal de Saúde de Novo Acordo.

Durante a solenidade de abertura, Felipe Gama ressaltou o papel vital da integração entre os municípios e a capital para a efetivação de um atendimento de excelência. Em sua participação, o representante do COSEMS-TO destacou o caráter propositivo do encontro:

“É com grande satisfação que represento o Cosems na Conferência Municipal de Palmas. Este é um espaço onde estamos construindo propostas e projetos para uma saúde melhor e mais humanizada, buscando grandes evoluções e avanços para toda a nossa parte da população, garantindo o SUS para todos.”

Participação Social e Continuidade dos Trabalhos

Promovida pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a conferência é um exercício fundamental de cidadania e integra a etapa municipal que antecede a 18ª Conferência Nacional de Saúde.

Após a abertura oficial na noite de ontem, a programação técnica segue intensa ao longo desta quarta-feira (24). O dia é dedicado aos grupos de trabalho e discussões aprofundadas, divididas em quatro eixos centrais:

  • Eixo I: Democracia, Saúde como Direito e Soberania Nacional.
  • Eixo II: Financiamento Adequado e Suficiente para o SUS, com Base na Justiça Tributária e na Sustentabilidade Fiscal e Social.
  • Eixo III: Os Desafios para o SUS na Agenda Nacional da Defesa da Vida e da Saúde: Emergências Climáticas e Justiça Socioambiental.
  • Eixo IV: Modelos de Atenção e Gestão, Territórios Integrados e Cuidado Integral.

A presença do COSEMS-TO logo na abertura do evento reafirma a missão da entidade de apoiar ativamente os debates em todos os territórios do Tocantins, assegurando que as demandas regionais caminhem alinhadas. Os trabalhos da Conferência culminam na tarde de hoje (24), com a plenária final para a votação de propostas e a eleição oficial dos delegados que representarão Palmas na Conferência Estadual de Saúde.