COSEMS-TO realiza primeira reunião ordinária de 2025.

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO) deu início às atividades de 2025 com sua primeira reunião ordinária, realizada nesta quinta-feira (20), no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE). O evento reuniu secretários municipais de saúde e lideranças para discutir pautas essenciais para o fortalecimento do SUS no Tocantins.

Mesmo ausente devido a um problema de saúde diagnosticado de última hora, o presidente do COSEMS-TO fez questão de enviar uma mensagem em vídeo, reafirmando seu compromisso com os gestores e com a defesa de um SUS cada vez mais eficiente:

“Quero aqui agradecer mais uma vez ao apoio e ao carinho de cada um de vocês. Sempre que precisarem, contem comigo, não só enquanto presidente, mas como amigo e companheiro de SUS, que luta todos os dias por um sistema de saúde de qualidade para o Tocantins e seus municípios. Obrigado.”

Deputado Eduardo Mantoan reforça apoio à saúde municipal

A reunião contou com a presença do deputado estadual Eduardo Mantoan (PSDB), que destacou a necessidade de mais investimentos para garantir um atendimento digno à população.

“Sei o quanto a saúde precisa de atenção, por isso fiz questão de estar aqui para me colocar como um grande apoiador dessa área. O trabalho dos secretários municipais de saúde é direto com a população. Como parlamentar, estou aqui para ouvir, dialogar e buscar soluções que beneficiem cada município. A saúde não pode esperar, e é nosso dever lutar por melhores condições, especialmente para quem mais precisa”, afirmou.

Ele também citou os avanços proporcionados pelo Saúde Metropolitana, programa que garantiu atendimento a milhares de tocantinenses em 38 municípios no último ano.

Entre os temas discutidos, ganharam destaque a valorização dos profissionais de saúde, melhorias no atendimento ao usuário do SUS e a adesão ao Programa Saúde na Escola (PSE).

O vice-presidente do COSEMS-TO, Francisco Ronnivon, reforçou o papel essencial do Conselho na representatividade dos gestores municipais:

“Onde houver um secretário municipal de saúde, lá estará o COSEMS, representando e defendendo os municípios. Nós somos apenas peças dentro de uma estrutura que precisa existir para que o trabalho aconteça.”

Já o diretor administrativo Amilton Lopes trouxe uma reflexão sobre a postura dos gestores frente aos desafios da saúde pública, especialmente no contexto da pandemia:

“Cada gestor conduz seu município da forma que achar melhor, mas entendo que devemos ser agentes da tranquilidade, da segurança e da confiança – e não do caos.”

Fechando os debates, o diretor de Descentralização e Regionalização, Vânio Rodrigues, enfatizou a importância da transparência na gestão dos recursos da saúde:

“O objetivo é fornecer uma visão clara e objetiva sobre o desempenho financeiro das fontes de recurso e sua correta aplicação.”

Com discussões produtivas e alinhadas às necessidades dos municípios, a primeira reunião ordinária de 2025 do COSEMS-TO reforçou o compromisso da entidade com a construção de um SUS mais eficiente, acessível e humanizado para todos os tocantinenses.

plugins premium WordPress