O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO) e Secretários das oito regiões de saúde do Tocantins participaram da Oficina Regional sobre Vigilância de Doenças Não Transmissíveis (DANT), realizada de 12 a 14 de novembro de 2024, em Brasília. O evento, promovido pelo Departamento de Análise Epidemiológica e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis (DAENT/SVSA/MS), reuniu representantes das secretarias municipais e estaduais de saúde da Região Norte, com o objetivo de fortalecer as ações de vigilância em saúde e ampliar as estratégias de prevenção contra doenças crônicas e agravos à saúde.
O COSEMS-TO, junto com gestores e representantes das oito regiões de saúde do Estado, participou ativamente das discussões e da criação de uma rede estratégica para elaboração de um plano de enfrentamento das DANT, reforçando o protagonismo do Tocantins em ações preventivas e de vigilância.
Durante a oficina, a diretora do COSEMS-TO, Luana Dias Nobre, enfatizou a importância da articulação regional para o desenvolvimento de estratégias de saúde pública. “A participação conjunta do COSEMS e das oito regiões de saúde é uma oportunidade única para discutir estratégias de prevenção e controle, contemplando todo o estado e fortalecendo a Rede de Atenção à Saúde e as parcerias intermunicipais, uma das diretrizes do COSEMS. Essas ações são essenciais para identificar necessidades regionais específicas, desenvolver planos de ação locais, estabelecer metas comuns, fortalecer a gestão municipal da saúde, articular ações intersetoriais e intermunicipais, garantindo, assim, acessibilidade e equidade nos serviços de saúde”.
Israel Leite Furtado, secretário municipal de saúde de Dianópolis e 1º vice-presidente do COSEMS-TO, também destacou a relevância do evento. “O evento está sendo de grande importância para aprimoramento das ações de vigilância no Estado e em nossos municípios. Temos a oportunidade de trocar experiências com outros Estados, com profissionais de diversas áreas de atuação em vigilância e levarmos os conhecimentos adquiridos para nossos territórios”.
Representatividade Tocantinense
Entre os participantes que representaram as regiões de saúde do Tocantins, estavam:
• Luana Dias Nobre – Diretora do COSEMS-TO e representante de Brejinho do Nazaré
• Lelice de Sousa e Silva Soares – Representante da Secretaria de Saúde de Porto Nacional
• Jardeson Fontes da Silva – Representante da Secretaria de Saúde de Augustinópolis
• Andreza Dants – Representante da Secretaria de Saúde de Palmas
• Ana Carolina Lima da Silva – Representante da Secretaria de Saúde de Colinas
• Maria Auxiliadora da Paixão Aires – Representante da Secretaria de Saúde de Gurupi
• Taianny Aguiar – Representante da Secretaria de Saúde de Paraíso
• Regina Adriana dos Santos Gomes – Representante da Secretaria de Saúde de Araguaína
• Israel Leite Furtado – Secretário Municipal de Saúde de Dianópolis e 1º vice-presidente do COSEMS-TO
Contribuições Técnicas e Perspectivas
A fisioterapeuta Sheila Márcia Machado Barbosa, da Gerência de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (SES-TO), destacou a relevância técnica do evento:
“A Oficina Regional de Vigilância de DANT é um evento enriquecedor para as áreas temáticas de Doenças Crônicas e Acidentes e Violências, apresentando atualizações sobre os painéis de informações sobre as DANT’s, o que proporciona um melhor direcionamento de possíveis ações para deter o avanço das doenças e agravos no nosso estado”.
Para Hortência Farias, gerente de Promoção à Saúde e Agravos Não Transmissíveis da SES-TO, a oficina reforça o compromisso do Tocantins:
“O Tocantins está participando ativamente nesse espaço para formação junto aos nossos municípios e desenvolver ações de impacto na Vigilância das Doenças Não Transmissíveis no nosso território”.
(Com informações da SES-TO)