Ocelio Gamma, Apoiador do COSEMS-TO, esteve presente na 2ª Reunião Ordinária do Grupo Condutor (GC) do Plano Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (PEGTES-TO 2024-2027), realizada na sexta-feira, 11 de abril de 2025, no auditório da Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde (ETSUS-TO), em Palmas. O evento foi coordenado pela Superintendência de Gestão Profissional e Educação na Saúde (SGPES/SES-TO) e teve como objetivo discutir o aprimoramento dos serviços de saúde especializados no Tocantins, com foco na gestão do trabalho e da educação em saúde.
A reunião contou com a participação de Paulo Tasso Sabóia, diretor de Gestão Profissional da SES-TO, que ressaltou a importância de se discutir, de forma colaborativa, a força de trabalho da saúde no Estado. Ele afirmou que a reunião possibilitou a análise das informações de monitoramento e avaliação de 2024 e abriu o caminho para os planos de 2025. “O Grupo Condutor objetiva entender a complexidade da força de trabalho da SES-TO e construir soluções em conjunto com todos os envolvidos”, destacou Sabóia.
A técnica do núcleo de Planejamento da SES-TO, Angelita Kellen Freitas de Miranda, também comentou sobre a importância do grupo, afirmando que o trabalho conjunto fortalece a execução das ações intersetoriais para a melhoria da saúde no Estado. “Este grupo é muito potente e resolutivo, e sua atuação impacta diretamente na qualidade de vida da população tocantinense”, completou Angelita.
O evento ainda apresentou o Projeto Afeto, uma proposta de fortalecimento da atenção integral à saúde das pessoas com doença falciforme, com ações a serem desenvolvidas de 2025 a 2028. O projeto visa capacitar os profissionais de saúde para melhorar o cuidado aos pacientes e será implementado em duas etapas.