COSEMS Tocantins representado pelo 1º vice presidente Francisco Ronnivon Participam de Oficina sobre Implementação do PMAE.

O 1º Vice-Presidente do COSEMS Tocantins, Francisco Ronnivon, esteve presente na Oficina Estadual de Implementação do Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), promovida pela Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO), em parceria com o Ministério da Saúde (MS). A oficina, realizada na quarta-feira (26), na Escola Tocantinense do SUS Dr. Gismar Gomes, em Palmas, reuniu representantes da macrorregião norte e centro-sul do estado com o objetivo de organizar a rede de atenção oncológica e otimizar o acesso a especialistas no Tocantins.

Ronnivon, também Secretário de Saúde de Araguaçu, destacou a importância do programa para solucionar um dos maiores desafios da saúde pública no estado. “Estamos com grande expectativa em relação ao PMAE, que vem para resolver um gargalo que enfrentamos não só no Tocantins, mas em todo o Brasil: a dificuldade de acesso a especialistas. Esperamos que com a implementação desse modelo, possamos oferecer um atendimento mais eficiente e humanizado aos usuários do SUS”, afirmou.

O PMAE visa garantir um fluxo contínuo de atendimento para pacientes oncológicos, reduzindo o tempo de espera entre a realização de exames e o início do tratamento. Antes da implementação do programa, o processo podia levar até um ano, mas com a nova estratégia, o objetivo é que o tratamento comece dentro de um prazo de 30 dias, evitando que a doença avançe. A superintendente de Atenção às Políticas de Saúde da SES-TO, Jucimária Dantas Galvão, explicou: “Com a implementação do PMAE, o Tocantins espera avançar significativamente na atenção especializada, oferecendo um atendimento mais ágil e humanizado aos pacientes oncológicos, promovendo diagnósticos precoces e tratamentos oportunos.”

A oficina teve como foco a construção de um plano de ação regional para a implementação do PMAE, além da criação do Grupo Condutor do Programa, do Núcleo de Gestão e Regulação, e do Núcleo de Gestão do Cuidado. “O objetivo é romper com a fragmentação do cuidado, garantindo que o paciente tenha acesso a exames e consultas dentro de um tempo adequado, sem precisar passar por diversas filas. O PMAE vai otimizar os processos e garantir tratamentos mais eficazes”, destacou Jonatan Barros, apoiador do MS no Programa Mais Acesso a Especialistas.

A oficina do PMAE teve o papel fundamental e de articulação da Apoiadora do PMAE no estado, Soraia Jordys, que contribuiu significativamente para a organização das estratégias de implementação e articulação entre os diversos atores envolvidos no processo.

O evento contou com a participação de representantes da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde (SEMS), Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), Conselho Estadual da Saúde (CES), COSEMS e secretários municipais de saúde, todos comprometidos com a melhoria da rede de saúde pública e o fortalecimento do SUS no estado.

O COSEMS Tocantins reafirma seu compromisso com a melhoria contínua da saúde no estado e a importância de iniciativas como o PMAE para garantir um atendimento de saúde mais ágil, eficiente e humanizado aos tocantinenses.

plugins premium WordPress