No último dia 13 de maio de 2025, a cidade de Paraíso do Tocantins sediou a última etapa macrorregional da 4ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (4ª CESTT). O evento, realizado no auditório do Teatro Cora Coralina, reuniu trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), gestores, secretários municipais, usuários do SUS e a sociedade civil para discutir temas importantes relacionados à saúde do trabalhador e à promoção de um ambiente de trabalho seguro.
Luana Carvalho, 2ª Vice-Presidente do COSEMS-TO e Secretária Municipal de Saúde de Nova Rosalândia, representou o Conselho durante o evento, destacando a importância da conferência para a construção de políticas públicas voltadas à saúde dos trabalhadores. Durante sua fala, Luana ressaltou: “Este é um momento fundamental para discutirmos e buscar soluções para melhorar as condições de trabalho e saúde dos nossos profissionais.”
Com o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, a conferência abordou tópicos como prevenção de agravos invisíveis, assédio moral, carga excessiva de trabalho, e depressão, todos fatores que impactam diretamente a saúde mental e física dos trabalhadores. As discussões realizadas ao longo do evento visam contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas eficazes, que possam diminuir os agravos à saúde e melhorar as condições laborais dos trabalhadores.
O evento foi organizado pelo Conselho Estadual de Saúde (CES/TO) e Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) e com a colaboração do COSEMS-TO, da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde em Tocantins (SEMS/TO) e do Conselho Nacional de Saúde (CNS).
Com o encerramento das etapas macrorregionais, a 4ª CESTT segue agora para a etapa estadual, que ocorrerá nos dias 10 e 11 de junho de 2025 em Palmas, no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues. A conferência terá seu encerramento com a etapa nacional em Brasília (DF), de 18 a 21 de agosto de 2025, no Centro Internacional de Convenções do Brasil.
A participação de Luana Carvalho no evento reflete o compromisso do COSEMS-TO com o aprimoramento da saúde do trabalhador, fortalecendo as políticas públicas voltadas à saúde do trabalhador e à melhoria das condições de trabalho.




