Reunião do Grupo Condutor debateu o fluxo com prestadores de serviços e a atualização cadastral dos reguladores municipais para fortalecer a média e alta complexidade no Tocantins.
O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO) participou ativamente, na tarde da última terça-feira (23), da reunião do Grupo Condutor Estadual do Programa Agora Tem Especialistas (PATE) e do núcleo do PlanificaSUS, em Palmas. A pauta do encontro foi focada na estruturação de um cronograma rigoroso de agendas e no alinhamento de ações essenciais para dar fluidez à Atenção Especializada no estado.
Garantindo a forte representatividade municipalista na tomada de decisões, a delegação do COSEMS-TO foi composta pelos Secretários Municipais de Saúde Wanderson Barbosa da Costa (Tocantínia), Edvaldo Rocha Carlos (Santa Rita do Tocantins), Dênia Rodrigues Chagas (Araguaína) e Sinvaldo dos Santos Moraes (Ipueiras), além dos Apoiadores Institucionais Mikael Aparecido e Ocelio Gama. Durante a agenda, os representantes debateram encaminhamentos cruciais para a rede de assistência do Sistema Único de Saúde (SUS), com destaque para o alinhamento de diretrizes dos Núcleos de Apoio (NACS) e o aprimoramento do fluxo de regulação.
Fortalecendo a parceria interfederativa e o respaldo técnico das ações, o encontro contou também com a participação estratégica do Ministério da Saúde, que esteve representado por Soraya Jordy, Apoiadora Sênior do MS no território, e por Anna Crystina Brito Bezerra, apoiadora loco-regional do Ministério no Tocantins, ambas atuando diretamente na condução do Programa Agora Tem Especialistas, garantindo um alinhamento fundamental entre as demandas do estado e as diretrizes federais.
Visando otimizar a comunicação e o agendamento de especialidades, o COSEMS-TO assumiu a responsabilidade pela atualização dos dados de contato (e-mails e telefones) dos reguladores municipais. A mobilização já foi iniciada pelo Conselho, que emitiu um comunicado orientativo aos municípios nesta semana.
Diálogo com Prestadores e Gestão Estadual
O encontro também abriu espaço para um debate aprofundado sobre o fluxo de atendimentos e os serviços prestados por unidades estratégicas parceiras no Tocantins, a exemplo da Clínica da Mulher, em Gurupi, e do Hospital de Amor.
Para fechar o cronograma de agendamentos e debater pontos específicos de execução do PATE, o Grupo Condutor definiu a necessidade de uma nova reunião de alinhamento direto com o Secretário de Estado da Saúde.
O Secretário Municipal de Saúde de Ipueiras, Sinvaldo dos Santos Moraes, avaliou os encaminhamentos de forma bastante positiva.
“Foi uma reunião muito boa e fundamental para podermos atualizar os municípios sobre o real andamento do programa. Nosso foco é garantir o fortalecimento das ações do SUS, estruturando de forma efetiva a média e alta complexidade no Estado do Tocantins”, destacou o gestor.
A consolidação da planilha geral de agendamentos e o acompanhamento das tratativas finais da reunião ficaram a cargo do apoio técnico institucional do COSEMS-TO, que segue conduzindo o desdobramento dessas ações e atualizações de forma integrada com as gestões dos 139 municípios tocantinenses.



























